
A deputada federal 
Janete Pietá (PT), candidata à reeleição, assinou hoje o compromisso com o Pacto pela Juventude, que busca qualificar o debate sobre políticas públicas de juventude no período eleitoral. Trata-se de um movimento que levanta bandeiras de ações necessárias para o desenvolvimento juvenil e destaca o papel de gestores e legisladores na implementação de políticas que incluam o jovem brasileiro na estratégia de desenvolvimento nacional.
Os candidatos 
Aloizio Mercadante ao governo do estado, 
Netinho de Paula, 
Rui Falcão, 
José Genoíno e outros já assinaram o Pacto.
 Metas do pacto
Metas do pactoEntre outras propostas, o Pacto 2010 defende a criação de um sistema  nacional de juventude que fortaleça o controle social e a articulação  entre as políticas públicas para a juventude, além da aprovação do Plano  Nacional de Juventude, que estabelece diretrizes e metas para serem  alcançadas pelo Brasil até 2022.
No campo da educação, as metas vão desde a erradicação do analfabetismo  até a expansão da universidade pública e do sistema público de educação  profissional.
Implementação de políticas afirmativas contra homofobia e o racismo, e  pela igualdade racial e de gênero também são propostas do texto, que  prevê, ainda, a promoção do acesso dos jovens aos bens culturais, e ao  esporte e lazer. No ponto saúde, o foco é o fortalecimento do SUS  (Sistema Único de Saúde), prevenção de DST/HIV/AIDS e uso de drogas.
(Redação GN)